- Área: 58 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Matevž Paternoster
-
Fabricantes: Arcadia Inc., Dušan Tomšič, GLASSTECH, Janez Mazi, Shell, Terrazzo & Marble, Wayfinding boards
Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito para a nova sala de entrada da Escola de Gramática Poljane, criada em 1889, em Liubliana, Eslovênia, era colocar em destaque as qualidades existentes do centro histórico - preservar parede e teto de estuque e as elaboradas colunas, colocadas num eixo simétrico. Uma pequena praça em frente ao edifício, o vestíbulo e a escada central encontram-se conectados por este importante espaço - que devido à diversas intervenções do passado foi desconfigurado.
Nossa intervenção substitui o pouco atrativo piso de cerâmica existente por um terraza escalonado de concreto, no qual são colocados nove estruturas espaciais de aço em diferentes tamanhos. Preenchidos de vidro e que permitem as vistas sem obstáculos para as paredes de estuque e a escada central no fundo. Estes elegantes corpos geométricos pretos, quase frágeis, parecem uma peça de arte abstrata, incentivando os alunos e os funcionários a experimentarem diferentes composições espaciais, que podem ser utilizadas para diversas exposições escolares e como painéis informativos.
O chão escalonado de concreto destaca a simetria e convida os estudantes a se sentarem durante os recreios. Além disso, a grandiosidade do hall principal é destacada por um lustre redondo minimalista, que destaca o teto histórico e a beleza de seus adornos florais de estuque.